Correio Popular Notícia



Ji-Paraná poderá ficar sem terminal aeroportuário

Data da notícia: 29/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120630-151.jpg[/IMG] >O novo terminal terá uma estrutura mais ampla e moderna com mais espaço para o embarque e desembarque de passageiros

(Da Redação) Com a aproximação de vários eventos municipais e estaduais, o Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, teria o seu terminal totalmente ampliado e reformado para garantir melhor qualidade no atendimento, no conforto e, principalmente, no embarque e desembarque dos passageiros. Este sonho, anunciado no mês passado, provavelmente nem terá início no município.
Após quase dois anos de idas e vindas do projeto do Novo Terminal do Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, tramitando entre DEOSP (Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos) e Caixa Econômica Federal para adequações, e quando finalmente ocorreu a sua aprovação, os recursos provenientes de emenda do ex-deputado Anselmo de Jesus (PT), na ordem de R$ 2,3 milhões, correm o risco de não serem liberados, pois hoje (30), é data limite para a liberação dos restos a pagar de 2010 e foi constatado que o Governo do Estado de Rondônia não está adimplente com o Governo Federal.
O deputado Marcos Rogério (PDT) se empenhou, junto com a direção da Caixa Econômica e MT (Ministério do Turismo), para consegui o empenho dos recursos, porém, ao tentar emitir a documentação necessária proveniente do Governo do Estado, a Caixa constatou a inadimplência do Estado. Tal realidade torna quase que nula a possibilidade deste empenho de R$ 2,3 milhões para realização da obra, a não ser que a Presidente Dilma Roussef baixe uma portaria adiando a data limite para os empenhos de restos a pagar, o que parece não haver muita possibilidade.
O fluxo de embarques e desembarques no aeroporto de Ji-Paraná, que é administrado pela Fundação Ji-Cred/CDL, só aumenta, sendo atualmente o espaço do terminal, cerca de 400 metros quadrados, já insuficientes para atender confortavelmente a demanda existente.
O administrador do aeroporto, Antônio Carlos Crevelaro, disse que o aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, está entre as principais demandas dos municípios da Região Central do Estado. Por ser o único aeroporto do interior de Rondônia a receber voos diários, o José Coleto possui uma grande demanda de passageiros, aproximadamente cinco mil embarques por mês, sendo considerado imprescindível para economia de várias cidades, entretanto, está ainda carente de infraestrutura.
Nos últimos dias, o número de passageiros que utilizam o avião aumentou gradativamente no município. A quantidade de passagens vendidas cresceu mais de 20 % nos voos em Ji-Paraná.
O projeto de engenharia do novo Terminal do Aeroporto de Ji-Paraná já está pronto e foi repassado pelo deputado Estadual Jesualdo Pires (PSB) a direção da Fundação Ji-cred responsável pela administração do aeroporto José Coleto.
O novo terminal teria uma estrutura ampla e moderna com mais espaço para o embarque e desembarque de passageiros, área de check in para mais empresas, sala de espera, sala de embarque, área de segurança para funcionários e corpo bombeiros, ala administrativa e salão para o desembarque de bagagens com esteira rolante. Com informações de Adriana Albuquerque.

Fonte:






Noticia vista 1892 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.